Farmacêutico atuante no varejo

SÃO PAULO - Responsável pela eficácia no tratamento, o farmacêutico garante a população o controle dos medicamentos e orientações precisas em farmácias e drogarias.

Assim como os médicos, o profissional de farmácia tem papel determinante no que diz respeito à saúde da população. São especialistas no preparo e na utilização do uso racional dos medicamentos, de modo a garantir sua eficácia e segurança na produção e controle para consumo.

O setor farmacêutico é amplo e o profissional pode atuar tanto na indústria, quanto no comércio. No Brasil tem 97.031 farmácias (fonte: Folha de S.Paulo, 20.01.2014), dados que confirmam o crescente e próspero mercado varejista de farmácias e drogarias.

O piso salarial do farmacêutico pode variar bastante, de acordo com cada região do país. 

A importante atuação destes especialistas no comércio, garante ao estabelecimento a regularização e o reconhecimento do órgão responsável, que exige cada vez mais do farmacêutico, o compromisso com a saúde e a ética com o consumidor. A Lei Federal nº 5991 de 1973, determina em seu artigo 15, que a farmácia e a drogaria terão, obrigatoriamente, a assistência de um farmacêutico responsável, inscrito no Conselho Regional de Farmácia, na forma da lei.

O Estado de São Paulo possui o maior número de estabelecimentos farmacêuticos do país, e mantém o menor índice de irregularidade. Há ainda as farmácias de manipulação, onde administram a preparação de remédios e fórmulas individualizadas, conforme prescrição médica.

Farmavagas.com.br - 29.03.2018 - Copyrights fotos : Fotolia.com


ÚLTIMAS NOTÍCIAS