13 habilidades essenciais para qualquer profissional


SÃO PAULO - O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e para conseguir uma boa posição numa empresa, é necessário ter algum diferencial. Nessas horas, além de um bom currículo, é importante desenvolver habilidades que o mercado de trabalho necessita.

Os empregadores buscam em seus funcionários capacidades que tornem o ambiente de trabalho mais produtivo e dinâmico. Em um mundo globalizado e cada vez mais competitivo, o mercado demanda mais que habilidades específicas. Especialistas indicam que melhor que fazer cursos para treinar habilidades específicas, o ideal é buscar situações que permitam desenvolver essas capacidades. Listamos algumas habilidades imprescindíveis a um profissional que quer subir na carreira.

1. Domínio de mais de uma língua: falar mais de um idioma é fundamental em diversas empresas nacionais e multinacionais. O inglês é a língua mundial dos negócios, mas além dele, outras línguas também podem ser importantes dependendo da posição e da empresa, como o alemão, italiano, espanhol, francês e chinês. Para muitas dessas línguas, existem cursos rápidos focados na compreensão e fala.

2. Organização: essa é uma das habilidades mais importantes. O profissional que não é bem organizado tende a perder o foco, atrasar prazos e relatórios. Hoje em dia há vários aplicativos que ajudam na organização das tarefas. Possuir uma agenda também é indicado.

3. Comunicação: a capacidade de se comunicar com seus colegas é imprescindível a qualquer profissional. Isso ajuda no trabalho em equipe e na construção de bons relacionamentos.

4. Autonomia: muitos empregadores valorizam a habilidade que o funcionário tem de resolver sozinhos os próprios problemas ou propor soluções que ainda não foram pensadas sem precisar perguntar ao seu superior a toda hora.

5. Criatividade: a capacidade de propor novas ideias, levantar novos projetos ou simplesmente pensar em novas maneiras de fazer o mesmo trabalho é extremamente importante. Pense sempre fora do senso comum.

6. Coragem: cada vez mais os profissionais lidam com situações que exigem mais que conhecimento técnico. Num mercado de trabalho dinâmico, ter coragem para tomar decisões arriscadas é uma habilidade muito valorizada. Essas decisões, entretanto, não devem ser tomadas de maneira imatura e irracional, mas sim baseadas no conhecimento adquirido durante sua experiência profissional.

7. Dedicação: o crescimento profissional está fortemente ligado à dedicação ao trabalho. Escolha uma profissão da qual você goste e possa se dedicar integralmente.

8. Capacidade de adaptação: a grande maioria das empresas sofrem mudanças constantes. Funcionários mudam de área, novas funções são adquiridas, empregados são mandados embora, etc. Não importa qual o seu segmento, o importante é se adaptar às novas condições de trabalho.

10. Facilidade em aprender: empregadores valorizam muito essa capacidade. Seja uma esponja de conhecimento e busque aprender o máximo que puder. Você nunca sabe quando novas capacidades serão exigidas.

11. Otimismo: toda empresa passa por situações difíceis e que muitas vezes afetam seus funcionários. Saiba extrair uma lição boa de cada uma delas e seja rápido ao se reerguer.

12. Proatividade: esteja sempre disposto a ajudar e resolver problemas do seu cotidiano com novas ideias.

13. Confiança: é importante que seu chefe e seus colegas confiem no seu trabalho. Quando você demonstra que acredita no que faz e na competência do grupo, você inspira confiança e se torna um modelo para os demais. Isso te ajudará a ganhar espaço na sua equipe e te abrirá portas para o futuro.

Farmavagas.com.br - Foto: Fotolia.com

As últimas notícias

Subscreva a nossa Newsletter