Marcas famosas criadas por farmacêuticos

O sucesso das grandes Marcas vem de encontro com a ciência do farmacêutico

Todo produto ou serviço lançado requer estudo, feito por profissionais especializados, que conduzirão por suas competências e habilidades ao resultado tão desejado, o sucesso da Marca.

As grandes Marcas ganharam forças porque conseguiram aliar avançadas tecnologias e pesquisas, a uma boa invenção. Muitas pessoas desconhecem a origem das empresas chamadas “potências mundiais”, Marcas que detém visibilidade universal e respeito dos consumidores, por obterem produtos desenvolvidos.

As maiores companhias de cosméticos e bebidas mundialmente conhecidas tiveram início a partir de fórmulas preparadas por farmacêuticos. A Coca-Cola Company é um importante exemplo, presente em mais de 200 países, a Marca foi criada no ano de 1886, pelo farmacêutico americano chamado John Pemberton, de Atlanta. Conhecido por manipular fórmulas medicinais, na busca pela cura da dor de cabeça, inventara uma mistura líquida de cor caramelo, que mesclada à água gasosa, era oferecida aos clientes, vendida em sua farmácia nos copos.

A conceituada SHISEIDO, companhia de cosmético do Japão, foi fundada em 1872 pelo farmacêutico Arinobu Fukuhara, chefe da Marinha Japonesa, responsável por abrir a primeira farmácia particular em estilo ocidental do Japão, na cidade de Ginza.

A famosa pomada Vick-Vaporub também está na lista curiosa de produtos mundialmente utilizados pelos consumidores, que foram desenvolvidos por farmacêuticos. Em 1905, o americano Lunsford Richardson criou uma nova pomada à base de mentol e outras essências naturais para atender seu filho, que sofria de problemas respiratórios. O nome do produto é uma homenagem ao cunhado do farmacêutico, que era um de seus mentores, o médico Joshua Vick.

No Brasil, O Boticário começou pelo empreendedor e visionário farmacêutico chamado Miguel Krigsner, abrindo uma pequena farmácia de manipulação em Curitiba, Paraná. O projeto desenvolvido em parceria com médicos dermatologistas teve início em 1977 e chamava-se “Botica”, sua primeira farmácia de manipulação no centro da capital do Paraná. Hoje, a Marca atua no mercado brasileiro e internacional, tornando-se a maior rede franqueadora do país em faturamento e número de lojas.

Estas são algumas das inúmeras curiosidades que cercam a história do universo farmacêutico. Profissionais, que se destacaram pelo seu comprometimento e entusiasmo, direcionados para uma carreira brilhante.

Escrito por Renata Carvalho - Jornalista / Dezembro 2011